segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nós, antropólogos de rua


Criamos o blog com este devido nome  com objetivo inicial  de fazer apresentações dos autores estudados na disciplina de Antropolgia II da Universidade Estadual do Ceará. Apresentaremos a seguir uma abordagem singular de Radcliffe-Brow, Bronislaw Malinowski e Evans Pritchard.
A organização cronológica da Antropologia passa pela apreensão do pensamento desses autores que em suas obras analisaram sociedades que nutriam uma visão de mundo e uma organização diferenciada da vida ocidental. No que toca a filosofia social, a presença de formas complexas das sociedades estudadas. As análises etnográficas apontam as relações de alteridade, a identidade coletiva e a estrutura nem sempre compreensível e sincrônica dessas sociedades que variam suas forças e suas relações de consistência junto com a ecologia, a religião e diversas outras questões.
O fato é que a questão do poder se encontra no cerne da constituição do pensamento antropológico no qual se baseia no divisor entre sociedades políticas e mais evoluídas, onde os indivíduos vivem num mesmo território, e seu poder é consentido a uma representação e as sociedades selvagens ou primitivas, onde o poder estar articulado ao status atribuído a grupos definidos ou ainda eles o exercem de forma direta.
O estudo sobre esses autores nos abre a uma melhor compreensão das sociedades como um todo e suas metodologias que inauguram maneiras de uma fazer antropológico.

Carol Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário